Mobilismo e Monismo


Mobilismo é a concepção da realidade natural caracterizada pelo movimento, e seu principal representante foi Heráclito, que valorizava a experiência sensível dizendo que tudo flui e está em constante evolução. Acreditava também que o fogo era o elemento primordial, simbolizando o caráter dinâmico da realidade em meio à energia que queima e consome.


Monismo é a doutrina que defende a existência de uma realidade única, distinguindo-a da aparência. Seu representante era o opositor do mobilismo, Parmênides, que afirmava que o movimento era um aspecto superficial das coisas, e que o pensamento da razão sobrepunha o caminho da opinião, pelo fato de ser ilusório e impreciso.
Duas filosofias distintas, onde a primeira valoriza a pluralidade do real e a segunda busca aquilo que é único, estável e perfeito. Trata-se de um conflito insolúvel, onde não podemos dizer quem tem razão.

Comentários

  1. Oi, passeando pelo FB te encontrei nos AMIGOS DO BLOGGER. Queria te dizer que já estou seguindo o seu blog, bem como o compartilhei no G+. Seu blog é muito interessante. Belo trabalho!
    Quando puder dá uma passadinha no meu blog.
    Abraços
    www.fatoscuriososdahistoria.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por suas palavras Mauro, para mim é uma honra tê-lo em meu blog! Posso dizer o mesmo e mais um pouco do seu trabalho, onde pude perceber a ênfase cultural. Com certeza já estou seguindo e usufruindo da fonte de sabedoria que você nos disponibilizou. Obrigado!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A História de Caronte: O Barqueiro dos Mortos

O Segredo de Cura dos Índios

A Livraria, de Penelope Fitzgerald