Uma Breve História da América Latina


A América Latina não é um espaço geográfico ou continente, mas sim uma expressão usada para fazer referência aos países e dependências da América que foram colonizados por países latinos, ou seja, Portugal, Espanha e França. Portanto, são países e dependências que têm como línguas oficiais o português, o espanhol e o francês.
Grande parte dos países da América Latina foram colonizados e explorados, a partir do século XVI, por Portugal e Espanha. Portugueses e espanhóis exploraram as riquezas minerais e naturais desses países, enviando-as para a Europa. A agricultura foi uma das bases da economia no período colonial. Ela se caracterizou, principalmente, pelo latifúndio e monocultura.
No processo de colonização, os espanhóis e portugueses usaram mão de obra escrava de origem africana em quase todas as colônias. As terras dos índios foram tomadas a força e a cultura europeia imposta aos nativos. Durante toda fase colonial ocorreram várias rebeliões e movimentos emancipacionistas, que foram reprimidos com violência pelas metrópoles. Esses países obtiveram somente no século XIX a independência, porém os problemas sociais se mantiveram por muito tempo.
O cristianismo é seguido pela maioria da população latino-americana. Embora as igrejas evangélicas tenham crescido muito nas últimas décadas, a Igreja Católica ainda é a religião com o maior número de adeptos nos países da América Latina.
Comemora-se em 21 de abril o Dia da Latinidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A História de Caronte: O Barqueiro dos Mortos

Mobilismo e Monismo

O Segredo de Cura dos Índios

A Livraria, de Penelope Fitzgerald