O Velho e as Árvores


Um velho plantava árvores quando pelo local passaram três mancebos.
— Plantar com essa idade ainda se compreende. Mas plantar árvores!... Não há dúvida, esse velho caduca. Diga-nos: qual será o futuro desse trabalho? Para colhê-lo, terá que viver mais que um patriarca. Para que se cansa por um futuro que não poderá usufruir? Esqueça seus antigos pecados, renuncie às esperanças remotas e às empresas ambiciosas, o que só a nós interessa — dizem os rapazes.
— Também nada é para vocês — retrucou o velho. Tudo que projetamos demora a concretizar-se e pouco dura. O tempo domina tanto sobre meus dias quanto sobre os seus. Qual de nós, diga-me, verá por último a luz do dia? A meus bisnetos e tetranetos é que lego a sombra dessas árvores. Acaso impedirão aos homens honrados do futuro de se aproveitarem do esforço alheio? Só a satisfação de saber que meus descendentes comerão dos frutos destas árvores já é, para mim, feliz colheita, que faço hoje, amanhã, e mais alguns dias, até, pois é possível que eu veja nascer muitos sóis sobre suas sepulturas. 
E tinha razão o velho.
O primeiro dos mancebos morreu afogado no porto quando partia em viagem. Outro, batendo-se em armas por sua pátria, encontrou o fim. E o último, realizando um enxerto em uma árvore, dela despencou, vindo a falecer. O velho... o velho gravou nas três sepulturas a história aqui contada.

Comentários

  1. Texto incrível, ótimo pra refletir. Nunca sabemos o dia de amanhã por isso podemos sempre planejar e pedir a Deus que cuide de nós ne. Gostei mt do seu blog, bjus!

    bomhumornaosaidemoda.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Rebeca! Fico feliz por ter gostado...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A História de Caronte: O Barqueiro dos Mortos

Mobilismo e Monismo

O Segredo de Cura dos Índios

A Livraria, de Penelope Fitzgerald