A História do Bordado


De fato, muitas figuras conhecidas no cenário mítico dos poemas homéricos ou na delicada atmosfera bíblica, revelam como a agulha sempre foi, desde as origens da humanidade, o símbolo de uma arte gentilíssima, que reflete o caráter de várias épocas; ou seja, os costumes, os usos, as manifestações da fantasia e do espírito.
É justamente na Ilíada e na Odisseia que encontramos encantadoras donzelas envoltas em cândidos peplos entretidas em bordas tecidos preciosos, com a sábia agulha, guiada por mãos hábeis e espertas. E a arte do bordado encontrou a fonte de sua legendária história num episódio narrado pela mitologia, mesmo sendo sabido que o bordado floresceu na China e atingiu perfeição no Japão; e que somente durante as Cruzadas  difundiu-se pela Europa, onde encontrou grande aplicação nos castelos medievais.
Mas a história do vídeo abaixo nos conta em um clima fantasioso que vale a pena ser conhecido também. A Lenda de Aracne faz parte da mitologia grega, e se resume numa história de ousadia, em que a linda jovem ateniense desafia a própria deusa Minerva para um combate de agulhas.


Comentários

  1. Post muito interessante, é um tema muito legal de se escrever e gostei muito da história. ♥
    Art of life and books

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A História de Caronte: O Barqueiro dos Mortos

Mobilismo e Monismo

O Segredo de Cura dos Índios

A Livraria, de Penelope Fitzgerald