O Legado do Inverno, de Filipe Penasso


Contextos fabulísticos têm o poder de nos conduzir pelas veredas da realidade em meios reluzentes da fantasia. Estar em sintonia com a literatura diz respeito entender a proposta ilustrativa, que condiciona o tema ao nosso cotidiano, fazendo-nos experienciar na pele o que as fábulas nos oferecem. Dito isto, O Legado do Inverno enlaça paixão e sonho em cenários extremos, permitindo-nos vivenciar o sentimento mais profundo da alma contraposto ao desejo mais ardente da mesma; em outras palavras, trata-se da ilustração comparativa que um desejo pode causar em nossas vidas quando não vivido em sintonia com os sentimentos que regem o mesmo.
A estória caminha junto à paixão de duas aves diante da chegada do inverno: Beija-flor, senhor dos jardins e das flores, com o forte desejo de buscar o calor do sol em terras distantes; Pisco-de-peito-ruivo, graciosa cantante das cores do entardecer, com o objetivo de realizar seu sonho mais abrasador: entender os mistérios do inverno. Nesse jogo de contradições e perigo eminente, a poesia se faz presente em diálogos amorosos e descrições de cenas dramáticas. O cenário ganha vida e se concretiza no conto que, apesar de sua brevidade, consegue trazer a grandeza de um majestoso romance.
A emoção ganha força; mareja os olhos. Pela delicadeza que a obra trata o amor, ganha os corações de seus leitores, fazendo-os descobrir nas fábulas o segredo da preciosidade literária. Tudo em harmonia; tudo em sintonia. O conto termina com um final surpreendente que caminha por dois vieses: da tristeza e da alegria. É possível encontrar felicidade em meio à dor; cor em meio ao luto; música no silêncio.
Em síntese, trata-se de um livro curto, porém profundo, indicado a todas as idades. Com o objetivo de despertar emoções, seus parágrafos caminham no decorrer de cinco capítulos ao desfecho poético e sentimental. Tudo pelo amor, seja por alguém ou por algo. Ao fim, somos capazes de entender o porquê de tomarmos certas decisões quando amamos; coisa que não compreendemos quando estamos com o coração enrijecido pelo frio do inverno.

Clique aqui para acessar o exemplar.
Título: O Legado do Inverno
Autor: Filipe Penasso
Plataforma: Wattpad
Publicação: 2020
Sinopse: Uma história de amor impossível poetizada pela busca entorpecida de um sonho improvável. Até que ponto podemos ir para realizar nossos anseios mais profundos refletidos pelo espelho da alma? Enlaçando um universo fabulístico, O Legado do Inverno traz consigo os sentimentos mais sinceros contrastados pela realidade que se estende às noites geladas da estação impiedosa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A História de Caronte: O Barqueiro dos Mortos

Mobilismo e Monismo

O Segredo de Cura dos Índios

A Livraria, de Penelope Fitzgerald