Curiosidades sobre os Antigos Jogos Olímpicos


Nada unia mais os antigos gregos do que sua rica mitologia e seus esportes. Todos eles, fossem da Sicília ou Atenas, reconheciam como deus supremo a Zeus ou Júpiter, e iam celebrar seu culto em Olímpia, onde estava localizado o principal santuário.
Todos tomavam parte nos grandes torneios esportivos que reuniam os povos gregos de todo o mundo. Tais jogos eram conhecidos como Olimpíadas, que tiveram no ano de 776 a.C., o seu marco histórico inicial.
"Olímpia era a antiga cidade do Peloponeso (Grécia), onde se realizavam os jogos olímpicos.  Nas últimas décadas foram encontradas diversas ruínas dos magníficos templos de Zeus."
Eram jogos realizados em homenagem a Zeus, disputados de quatro em quatro anos, durante o solstício de verão, quando o sol, no hemisfério norte, alcançava a sua refulgência maior. Duravam cerca de cinco dias e constavam de provas de corridas, saltos, arremessos, lutas e concursos de canto e poesia.


A vitória num desses jogos importava numa grande honra não só para o vencedor  como para sua cidade natal, que o recebia entre festas e aclamações. O seu cerimonial era majestoso; destaca-se a abertura, com toques de trombetas e as celebrações religiosas. No último dia, eram coroados os vencedores, com ramo de oliveiras dos bosques sagrados e as festividades culminavam com a realização de um banquete, chamado hecatombe, que consistia na imolação de cem bois. 
"Olímpio é um nome de origem latina, através do Grego. Quer dizer 'celestial'. O Olimpo era a morada dos deuses; é um monte entre a Tessália e a Macedônia."
A primeira olimpíada que se tem registro, em 776 a.C., servia de base à cronologia grega. Dizia-se: "Aconteceu na décima olimpíada", "Morreu na oitava olimpíada". Modernamente, graças aos esforços do Barão de Pièrre de Coubetein, os Jogos Olímpicos foram restaurados. Assim, em 1896, Em Atenas. realizou-se a primeira Olimpíada da Era Moderna.


Muitas coisas que eram feitas nas cerimônias da antiguidade são preservadas nos jogos dos dias atuais. O motivo da Grécia ser a primeira delegação a desfilar nas aberturas, a chama olímpica e a coroa feita com folhas de oliveiras são algumas das características desse evento que, durante poucos dias, une pessoas de todo o mundo com o mesmo ideal.

Curiosidade: O blog Pena Pensante já publicou um artigo sobre a Estátua de Zeus em Olímpia, por ser uma das antigas sete maravilhas do mundo. Caso tenha interesse de se aprofundar no assunto, clique aqui.

Comentários

  1. Adorei a publicação, muito interessante. Eu não sabia que antigamente se tinha poesia e canto nas olimpíadas e fiquei surpresa!!!! Bjs! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado, Maria Júlia. Muito obrigado!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A História de Caronte: O Barqueiro dos Mortos

Mobilismo e Monismo

O Segredo de Cura dos Índios

A Livraria, de Penelope Fitzgerald