Despertando Vidas, do Dr. Fábio Gabas


Se pensarmos um pouco, perceberemos que muito pode ser feito para melhorar nossa saúde e desenvolver nosso bem-estar físico e emocional. Principalmente nos dias atuais, onde grande parte da população é sedentária devido à praticidade das coisas, é certo que com um bom estímulo podemos mudar nossa maneira de pensar e adquirir bons hábitos. O livro do dr. Fábio Gabas se encaixa muito bem nesse papel, tendo como objetivo principal nos auxiliar em um caminho saudável, para que possamos aproveitar, da melhor forma, os anos que virão pela frente.
"E quanto a ter maior longevidade, disposição, melhor qualidade de sono, performance cognitiva e a possibilidade de chegar à terceira idade com muito mais liberdade e independência?"
De maneira bem explicada, a obra nos ensina técnicas a fim de proporcionar mais vitalidade, disposição e energia. Nos dá exemplos de como podemos aderir boas maneiras, fazendo-nos desenvolver, também, qualidade de sono, criatividade, visão estratégica e uma intuição mais aguçada. Dr. Fábio Gabas, médico e clínico integrativo, ao escrever o exemplar, pensou no leitor e em como ele o interpretaria, dessa forma, simplificou os termos técnicos, aumentando a qualidade da escrita. Assim, mesmo contendo tais termos — explicados no livro —, não deixa a emoção de lado, cativando, ainda mais, o leitor.


Na obra é possível encontrar modelos de alimentação adequadas, de exercícios para iniciantes e avançados,  além de outros inúmeros hábitos saudáveis para nosso corpo físico. Mas o diferencial, que, na minha opinião, foi o mais interessante é a abordagem de temas psicológicos e emocionais, afinal, de nada adianta ter um corpo saudável se a mente não funciona.
"Fazemos maravilhas quando a alegria e um estado de espirito positivo passa a integrar nossa vida, independentemente do que ocorre ao nosso redor."
Suponhamos que queira medir o tamanho de determinada preocupação, ou seja, o sofrimento. Para isso, basta dividir o modelo de vida ideal pela condição de vida atual que chegaremos no resultado. O que devemos fazer depois? Ignorar e culpar? Quem sabe, talvez, mudar o modelo? Existem soluções para ambas as perguntas. A chave é encontrar as emoções que carregam a bateria interna.
Nesse contexto, você deve se perguntar: E quais são essas emoções? Ora, basta procurar em seu interior que encontrará gratidão, perdão, compaixão, valorização e reconhecimento do valor das pessoas, entre outras coisas. E, caso esteja com dificuldade de encontrar tais emoções, o livro é para você.


Dentre essas características citadas, não posso me esquecer da comunicação, tratada no livro como ferramenta capaz de alterar o humor. Por isso, o bom uso das palavras é fundamental para se distanciar das frustrações. 
Em síntese, é valido ressaltar que a obra nos proporciona coragem para que possamos encontrar nosso verdadeiro potencial. Como uma viagem, talvez, onde o coração é a vela que se expande, fazendo-nos velejar dentro de nós mesmos. A leitura é aconselhável para todos pois, apesar de ser um exemplar acadêmico, não se distancia da fé e da crença, tendo princípios nobres capazes de nos fazer despertar para a vida.  

Título: Despertando Vidas | Autor: Dr. Fábio Gabas
Ano: 2015 | Páginas: 2016 | Site do Livro
Sinopse: Apresenta exercícios e técnicas para melhorar significativamente sua saúde física e emocional. Você poderá modificar seus estados, valores, crenças e níveis de consciência que determinam sua percepção de mundo e, consequentemente, ganhar qualidade de vida. Por meio de um modelo de alimentação e de condicionamento físico elaborado a partir dos princípios que regem uma função celular ideal, descubra como desfrutar de mais bem-estar com menos esforço.

Comentários

  1. Olá, Filipe. Gostei muito desse exemplar, acredito que ele tem uma mensagem muito especial para nos passar. Sou professora e tenho acompanhado seu blog há algum tempo; preciso lhe dar os parabéns pelas postagens e publicações! Muito sucesso para você...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, profa. Maria Júlia. Quando leio comentários como o seu, fico extremamente feliz! Muito obrigado por acompanhar o blog; tenho muita admiração pela sua profissão e qualquer comentário vindo de você será bem-vindo! Grande abraço. =)

      Excluir
  2. Olá!
    Esse é o tipo de livro que eu precisaria ler com urgência huahua Minha alimentação não é a das melhores, confesso. Sempre fui assim. Alguns podem achar frescura mas eu acredito mais na hipótese do Paladar Infantil.
    Mas acho que apesar da correria do dia-a-dia e da dificuldade de manter uma alimentação saudável, é importante atentarmos a isso. Nossa saúde é tudo.
    OBS: não pude deixar de notar e adorei seu pug! ♥
    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Olá Filipe, tudo bem?
    Esse livro é muito interessante. Realmente, a saúde física interfere na saúde mental e vice versa. Fico feliz que o livro dê muitas dicas e seja bem explicadinho. No momento não estou comprando livros, mas quem sabe em um futuro próximo?
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Filipe, confesso que apesar da boa resenha, continuo não me interessando pelo livro.
    bjs!

    ResponderExcluir
  5. Oiii Filipe, tudo bem/
    Fiquei completamente apaixonada por essa obra, realmente vou comprar a obra, é uma ajuda a mais para mim, principalmente porque estou sempre procurando cuidar da minha alimentação, por mais que nestes dois meses dei uma relaxada legal hauahuahau anotei a dica.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Olá, Filipe!! Adorei a dica!! Acho que este livro não me chamaria a atenção se o visse em uma livraria mas, após sua apresentação, fiquei bem curiosa!!
    Parabéns pelo post!

    Bjs
    www.livrosdabeta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá,

    Embora eu não me interesse tanto por livros de auto-ajuda, gostei muito da premissa deste. Só de ler a sua resenha já comecei pensar em vários aspectos da minha vida e como poderia melhora-los. Com certeza é um livro que eu leria, vou anotar a dica.

    Grande Abraço
    oblogcaentrenos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Esse é um livro que não tinha me interessado por conta da capa e por ser um livro de auto-ajuda (livros que não costumo ler.) Mas o que me deixou interessada após ler sua resenha é o fato de o autor ajudar o leitor com dicas de como ter visão estratégica, criatividade e etc...
    ótima resenha, após está, estou interessada em ler o livro.

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem?
    Não costumo ler auto-ajuda, mas às vezes a genteprecisa de algo assim. Inagino que a leitura seja bem reflexiva. Assim que tiver a oportunidade quero ler. Pois achei este livro muito interessante. Estou precisando dar uma reorganizada... Obrigada pela dica!

    Beijinhos...
    http://estantedalullys.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. bem, confesso que esse tipo de leitura não me atrai, e deveria pois sou sedentária e preciso modificar meus hábitos. mas as coxinhas, batatas fritas, chocolates e a cama não deixam TT_TT
    de qualquer forma, a dica é válida...
    bjs

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem?

    Não sou muito fã desses tipos de livros, especialmente, porque não me ligo muito na alimentação. Não leria, porque existem tantos programas televisivos sobre saúde, que acho desnecessário. Com a rotina que levo (faculdade/estágio/cursos) é bem impossível ser regrada com alimentação ~apesar de que querer comer melhor~ O tempo é curto e a comida ~certinha~ é cara </3 Masss gosto muito de fazer exercícios (tipo: caminhar com meus cachorros haha - apesar de que, com a rotina, nunca mais pude, já que passo 16 horas fora de casa, basicamente chego, janto e vou dormir). Acho que tem tem paciência de ler as dicas, deve gostar muito.

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Olá!

    Apesar de parecer interessante, esse livro não faz muito meu estilo. Mas gostei de saber que a linguagem é fácil para que leigos possam ler e que ele tras dicas bem legais para as pessoas.


    Beijinhos!
    Cantinho Cult

    ResponderExcluir
  13. Olá, esse livro é bem diferente dos que costumo ler, mas gostei bastante da resenha e principalmente das imagens que você postou!

    Abraços

    ResponderExcluir
  14. Olá, bem por eu ser estudante de Nutrição esse é um que me desperta bastante a atenção! <3 Adorei a dica e estou pegando ela (; Sua resenha foi ótima!
    Beijos,
    https://diariasleituras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A História de Caronte: O Barqueiro dos Mortos

Mobilismo e Monismo

O Segredo de Cura dos Índios

A Livraria, de Penelope Fitzgerald