Dez Dicas Para Ser Um Bom Leitor e Escritor


O livro Não Erre Mais, citado no Book Haul de Maio, apresenta uma série de dicas para nos tornarmos bons leitores e, até mesmo, bons autores. É certo que a leitura está muito mais presente em nossas vidas do que a escrita. Escrevem aqueles que, por contingências profissionais, veem-se obrigados a fazê-lo, entretanto, todos os letrados, supostamente, leem. Aquela famosa frase "quem não lê, mal fala e mal escreve" faz todo sentido se pensarmos por esse ângulo. Diz respeito àqueles que não possuem o habito da leitura, e não ao fato de a pessoa ter aprendido a ler.
Em síntese, separei algumas dicas, presentes no livro, para ajudar nesse processo de leitura e escrita. Obviamente, somente essa publicação não fará de ninguém um mestre no assunto, é preciso que se aprofunde mais a fim de atingir o sucesso almejado. Não há bônus sem ônus! 


Ser um bom leitor implica em: 
Identificar e selecionar elementos relevante no texto.
Organizar as ideias em relação à leitura.
Relacionar as informações recebidas pela leitura com outras de que se dispõe.
Demonstrar capacidade para interpretar os fatos e dados apresentados.
Elaborar hipóteses explicativas para fundamentar a análise de um texto.

Ser um bom escritor implica em:
Identificar e selecionar informações relevantes para registrar no texto.
Organizar as ideias acerca do assunto antes de escrevê-las.
Relacionar as informações que se pretende transmitir a outras de que se dispõe.
Demonstrar capacidade para apresentar fatos e dados.
Elaborar uma sólida argumentação para fundamentar a análise de um texto.


Um bom leitor e escritor consegue colocar em prática os exercícios do tópico acima pois a leitura e a escrita de um texto exigem elaboração e reelaboração constante.  Ao refletirmos novamente sobre os itens apontados, veremos que, tanto um quanto o outro, aludem às mesmas competências necessárias para a concretização, como um círculo e uma cadeira de comportamentos que nunca se desassociam.

Comentários

  1. Amei as dicas, serviram muito para mim pois quero voltar a escrever e sinto que perdi a prática.
    Beijos
    nicoleprass.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá Felipe
    Adorei as dicas e concordo plenamente com cada uma delas. Como leitora, também costumo seguir algumas dessas opções, especialmente para poder compreender melhor a história que estou lendo. É fundamental ter atenção na hora de ler um livro, isso para poder identificar as informações com clareza.

    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  3. Para mim que curso letras e o que mais faço é ler e escrever, essas foram dicas maravilhosas.
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Eu concordo plenamente que para se escrever melhor é preciso ler mais. a leitura expande o vocabulário e traz muitos benefícios, esses tópicos que você apresentou em sua postagens são bem verdadeiros. Eu ainda não conhecia o livro mencionado, Não Erre Mais, mas depois vou dar uma pesquisada sobre ele.

    ResponderExcluir
  5. Mega concordo com as suas considerações e já vou mandar o link para várias pessoas que querem desenvolver o hábito da leitura e não conseguem.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Que tudo o post, concordo plenamente. Sou apaixonada pela leitura, e sinto falta de mais gente assim. Não tive o prazer de ler o livro que citou, mas irei da um jeito de mudar isso rsrs.

    Beijinhos e um cheiro!
    Dani Guedes.

    Blog
    Facebook
    Twitter
    Instagram
    Youtube

    ResponderExcluir
  7. Acho que muito também vem de inspiração (e de um certo talento natural que eu não tenho haha). Tem escritores que transformam QUALQUER história em obras primas. Mas suas dicas foram ótimas! Seguindo o blog, beijoss

    literalizza.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Eu sou leitora desde os 3 anos e professora. E apesar de não ser de língua portuguesa e sim de educação física, sei a importância que a leitura tem na minha vida, e na vida das crianças com as quais lido diariamente. Uma das dificuldades que eu vejo que os alunos e muitos leitores tem, é em relacionar o que leem com outras coisas. Por isso muitos acabam não gostando desse ou daquele gênero, pois não conseguem encontrar identificação. Eu adorei o post, faça mais outros desse gênero.

    ;D
    Nelmaliana Oliveira

    ResponderExcluir
  9. Oiee ^^
    Acho que organizar as ideias é uma das partes mais difíceis...haha' além de leitora, eu sou também escritora, e, na maior parte das vezes, as ideias são tantas e chegam todas na mesma hora, de forma que eu não consigo anotar e organizar todas. Mas acho que sou boa em escrever e descrever os fatos, pelo menos por enquanto...haha'
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Olá Filipe,
    parabéns pelo pela postagem, gostei bastante da forma que escreveu e dos itens destacados, acredito que estou no caminho para ser um boa leitora, já que cumpro facilmente a maioria dos itens citados, alguns poucos ainda tenho que trabalhar, mas a prática leva a perfeição não é mesmo? Um dia eu chego lá.

    Abçs
    Nosso Mundo Literário

    ResponderExcluir
  11. São ótimas dicas e eu como escritora tento segui-las, mas às vezes perco o rumo! Concordo quando diz que temos de saber apresentar fatos e dados, não dá p simplesmente jogas as informações de qq jeito em um texto. Perde verossimilhança assim, com isso tb perdemos leitores. Procurarei mais da obra para ver as demais dicas e ter todas sempre comigo. Obrigada pela sugestão! Nu.
    As 1001 Nuccias | Curte aí!

    ResponderExcluir
  12. Oii!
    Ótimas dicas que todo leitor deveria seguir! Já fui procurar o livro citado e me interessei bastante!

    Beijão!
    Vem conhecer o meu cantinho ♥
    http://cantinhodosrabiscos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Adorei o post!
    Apesar de ser uma leitora assídua, sou péssima pra escrever! Aquela frase de A culpa é das estrelas resume bem esse problema: "meus pensamentos são estrelas que não consigo arrumar em constelação".
    Mas adorei as dicas!
    E quero ler esse Não entre mais e ler mais dicas!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  14. Muito bom, as suas observações são bastante pertinentes e com certeza eficazes, principalmente para nós blogueiros literários que estamos em ambos os lados: leitores e escritores (resenhistas e ensaístas). Gostei, Filipe.

    Nos vemos no twitter
    Eric - Conhecer Tudo

    ResponderExcluir
  15. Olá Filipe,
    Achei as dicas bem parecidas, o que é certo, pois, em meu entendimento, você é um bom escritor quando foi um bom leitor e utilizou dessas dicas.
    Acho muito importante interpretarmos fatos e dados, pois, do contrário, perderíamos o contexto da história.
    Vou deixar essas dicas anotadas para me lembrar sempre que necessário.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  16. Adorei as dicas citadas e sem dúvidas uma coisa leva a outra, quando se coloca em prática as dicas para ser um bom leitor de certa forma elas auxiliam no processo de formação para ser um bom escritor. Fazer uma análise textual, saber argumentar, organizar as idéias e interpretar fatos são fundamentais para um bom leitor. Muitas pessoas não gostam de ler porque não conseguem colocar em prática tais dicas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Oi Filipe, tudo bem?
    Adorei a postagem. Acho que é sempre bom a gente ficar atento a dicas que possam nos ajudar.
    Acredito que a literatura ajuda muito. Em todos os aspectos da vida.
    Um beijão
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Amei as dicas, e claro que concordo com todas elas,principalmente porque quem escreve resenhas sabe que uma dica leva a outra... Parabéns pelo post...

    ResponderExcluir
  19. Olá, Filipe, tudo bem ?
    Eu amei essa postagem. É uma daquelas que você salva nos favoritos e quando sente que precisa de uma ajuda, recorre á ela. Concordo com todos os tópicos, gosto muito de ler, mas escrever é a minha paixão principal. Tem horas que realmente as coisas se perdem um pouco, pode ser por algum motivo pessoal ou qualquer outro, a leitura não flui ou as palavras não saem... Daí é bom colocar a cabeça no lugar e tentar de novo, e como eu disse, essa postagem já tem um lugar no meu coração, rs.

    Um beijo,
    umavidaliteraria1.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Adorei seu post! Sigo muitas dessas dicas na hora da leitura; para mim, entender a obra em, pelo menos, 90% é essencial! (porque existem aqueles livros bem confusos e sem respostas claras. O leitor e escritor trabalham juntos. Apesar de não escrever tanto quanto leio, anotei as dicas também.
    Parabéns pelo ótimo conteúdo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Uau! Dicas de primeiro socorros para o leitor organizar-se na hora da leitura.
    Dicas simples e valiosas, Obrigada.

    Uma vida literária.

    ResponderExcluir
  22. Olá!
    As dicas para escritores eu achei super válidas, já que para escrever um livro é necessário muita organização e dedicação. Mas as dos leitores eu não me vi em nenhuma e fiquei chateada, pois não sou uma leitora ruim hahaha acho que cada um lê e absorve as informações da própria maneira, não é?
    Beijos.
    http://arsenaldeideiasblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
  23. Gostei das dicas, tanto para leitores quanto escritores, até porque estou tentando escrever um livro. Também concordo que os leitores precisam analisar e absorver todos os aspectos do livro, e os escritores precisam argumentar o fator que colocaram no livro

    ResponderExcluir
  24. Oi, felipe, muito bacana essas dicas, e gostei principalmente das para ser um bom escritor que são organizar as ideias antes de escrever e elaborar uma sólida argumentação para fazer o texto.

    ResponderExcluir
  25. Adorei as dicas, Filipe.

    Muita gente lê no automático, o que é uma pena, pois ler e absorver o que está lendo é muito gratificante, assim como relacionar a leitura e até mesmo buscar referências na mesma, o que, particularmente, gosto muito de fazer! Adorei a postagem! ;)

    Beijos

    ResponderExcluir
  26. Oi, tudo bom?

    Adorei as dicas, principalmente por estar querendo começar a escrever contos - e ser um melhor leitor, né? Enfim, ainda pretendo me aprofundar mais no assunto em breve.

    Abs,
    http://perdidoemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Olá, tudo bom?

    Adorei seu texto! Nunca pensei como seria ser um bom leitor e um bom escritor, mas realmente faz sentido. Eu também acredito que "quem não lê, mal fala e mal escreve", pois já vi vários exemplos no meu cotidiano. Porém acredito que as pessoas que não gostam de ler (já vi casos até de professores) é que não acharam o livro "perfeito" para ela, já que a partir do momento que você encontra uma obra que te encanta, você não larga o vício da leitura, rs.

    Beijos.

    http://instantesmemoraveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Oi, tudo bem?
    Essa citação "quem não lê, mal fala e mal escreve" faz todo sentido mesmo, porque a leitura nos ajuda em tudo, né? Se lermos mais, iremos escrever e falar melhor! Sobre as dicas, elas são ótimas e eu vou tentar pesquisar mais sobre porque quero começar a escrever melhor e a ler também,a final, sempre é bom melhorar, né?

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  29. Ola Filipe adorei as dicas e são bem coerentes, tanto para o leitor quanto escritor, para o leitor é preciso mesmo absorver o que livro nos apresenta, e escritor nada como ser bem organizado em suas ideias e pesquisas. abraços

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  30. Olá, tudo bem?
    Gostei muito do seu post e fala exatamente tudo muito certo sobre ser um bom leitor e um bom escritor. Ótimo para absorver conhecimento e melhorar cada vez mais. ótimas dicas!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  31. Olá! Adorei a ideia da publicação e achei surpreendentes as dicas selecionadas. Nos dias atuais, uma boa compreensão durante a leitura e uma boa escrita são fundamentais em diversas áreas da vida, então vale muito a pena colocar em prática essas e outras dicas apresentadas no livro.

    Beijos,
    Fernanda Goulart.

    ResponderExcluir
  32. Oi Felipe, tudo bem?

    Nossa, gostei muito da sua matéria. Esse tipo de informação é realmente muito importante para todos nós, principalmente no nosso trabalho como blogueiros, onde estamos constantemente em contato tanto com a leitura como com a escrita. Achei muito válida essa matéria, de verdade. Creio que seja bem isso mesmo que foi citado, precisamos ter a capacidade de refletir e organizar tudo aquilo que está sendo lido ou escrito.

    Bem, muito obrigada pelas dicas.

    Ingrid Cristina
    Plataforma 9¾

    ResponderExcluir
  33. Oi, dicas muito valiosas aqui. É muito importante tanto para o leitor quanto para o escritor se organizar para que tudo flua de uma boa forma. Ainda mais para os leitores blogueiros, que precisam ter um bom entendimento do que leu.
    Ótimo post, beijos!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A História de Caronte: O Barqueiro dos Mortos

Mobilismo e Monismo

O Segredo de Cura dos Índios

A Livraria, de Penelope Fitzgerald