O Sobradinho dos Pardais, de Herberto Sales


Como é bom quando encontramos um livro capaz de despertar em nós sentimentos há muito esquecidos. Isso aconteceu comigo quando li O Sobradinho dos Pardais, de Herberto Sales.
À medida em que vamos crescendo, vamos, também, esquecendo de coisas que não nos interessa mais e, consequentemente, novos valores são adquiridos. Mas, basta um toque de simplicidade naquilo que é presente para percebermos que não precisamos de muito para sermos felizes.
O Sobradinho dos Pardais despertou em mim algo que eu não sabia que tinha: a capacidade de ser feliz com pouco e, acima de tudo, de continuar feliz caso perca o pouco que tenho, pois não existe nada mais valioso do que a vida e o amor ao próximo.
O livro conta a história de Dona Pardoca e Sr. Pardal, um casal de pardais que vive na mata. Dona Pardoca via a amiga, Joaninha de Barro, e se perguntava o porquê de não ter uma casa para morar como a comadre. Convencendo o marido, o casal se muda para a cidade tentando encontrar um beiral para lá viver.
Acabam encontrando um grande sobrado em uma chácara vazia e fazem dali, sua casa. Passam momentos felizes, os quais Dona Pardoca jamais imaginou. O sobrado era grande, havia árvores frutíferas por todos os lugares e uma grande cisterna para beberem água. Acabam tenho dois pequenos pardaizinhos. Tudo parecia um sonho, até que os humanos chagaram...
Mesmo sendo um livro escrito para crianças, a mensagem que a obra passa é tão nobre que, na minha opinião, todos deveriam lê-la, independente da idade. Podendo ser todo concluído em uma única tarde, apresentando uma narrativa simples na terceira pessoa.
Posso afirmar que a obra infanto-juvenil brasileira é capaz de transmitir de forma simples, toda a genialidade de um dos autores de nossa terra.

Título: O Sobradinho dos Pardais
Autor: Herberto Sales
Data de Lançamento: 1969
Editora: Melhoramentos
Páginas: 92
Sinopse: Para fugir do frio, Dona Pardoca e seu marido resolvem mudar-se para a cidade. Lá eles poderiam morar num beiral com menos perigo do que na mata. A viagem é cheia de surpresas. Num sobradinho de uma chácara abandonada, encontram o beiral sonhado. Formam sua família e vivem felizes e com fartura. Até que chegam os homens... 

Comentários

  1. Parabéns pela resenha, esse é o tipo de livro para incentivarmos as crianças à leitura!

    ResponderExcluir
  2. Esse foi o primeiro livro que li na vida era criança ainda queria muito ler dinovo e dar para meu filho let mais não estou encontrando mais.esse livro simples me fez amar ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tbm quero ler para minha filha, historia gostosa de ler

      Excluir
  3. Que saudades de ler esse livro de novo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A História de Caronte: O Barqueiro dos Mortos

Mobilismo e Monismo

O Segredo de Cura dos Índios

A Livraria, de Penelope Fitzgerald